Páginas

4 de janeiro de 2013

Como amansar calopsitas ariscas




Amansar uma calopsita arisca é uma tarefa que exige total dedicação, paciência e disponibilidade de tempo, para que se conquiste a sua confiança.

O contato deve ser feito aos poucos, sem exigir que a ave fique à vontade com
você, ao seu lado, em pouco tempo. 

O melhor método é atrair a ave com comida na mão, fazê-la sair da gaiola por sua vontade, estressá-la o mínimo possível.

Soltar a ave dentro de casa com asas não cortadas é muito perigoso, pois ela pode se machucar batendo nas paredes, e causando algum acidente (torção nas patas, quebra de bico, etc.)

Recomendamos que, depois de a ave estar acostumada ao novo ambiente, levá-la a um veterinário especializado em aves ou a um criador experiente , para que as duas asas sejam aparadas, de forma que ela consiga voar, mas não alcance vôo.  Dessa forma, você poderá deixá-la andar pela casa, e esse contato próximo pode deixá-la mais à vontade com você.

A calopsitas pode vir a se tornar extremamente mansa, como pode não aceitar muito o contato físico (subir no dedo, aceitar que seja feito carinho no pescoço, etc.), mas ficará mais próxima do que antes.

Tenha calma e tranquilidade nessa fase, sempre com movimentos lentos, dirigindo-se à ave com as mãos fechadas, nunca mostrando os dedos, porque a calopsita não compreende que sua mão representa você, e sim um ser estranho.

Passos:

1-- Primeiramente quando for comprar sua calopsita escolha uma ave mais calma que não esteja apavorada.

2-- Comece com movimentos leves, sem fazer movimentos bruscos pois aves tem os ouvidos muito sensíveis e pode-se assustar com facilidade.

3--  Deixa-a caminhar em casa, deixe a calopsita mais solta para que  se acostume com o ser humano.

4-- Depois disso comece pegando ela na mão, converse com ela e faça carinho em sua nuca para que ela se sinta bem com você.

Obs: (Calopsitas filhotes são mais fáceis de amansar), se tiver uma calopsita adulta irá ser muita difícil que a amanse.


Um comentário: